Ela te controla?


   Vilã ou mocinha?Orgulho nacional ou controladora da mídia no país?
   Freqüentemente acusada de manipuladora e taxada de imperialista, as Organizações Globo tem de fato muito a esclarecer sobre suas ligações com o governo na época da ditadura, mas também é essa mesma Globo que é responsável por nosso avanço cultural. Entenda:

TV Globo e a ditadura
   Em 1964 existiam apenas duas grandes emissoras de televisão no Brasil, a TV Excelsior e a TV Tupi.Com o golpe militar deste mesmo ano, a TV Excelsior passou a ser boicotada pelos militares, fechando em 1969, e a TV Tupi começou a entrar em declínio.
   Em 26 de abril de 1965, Roberto Marinho dono do jornal O Globo pós no ar a nova emissora de televisão do país (após ganhar a concessão do então presidente Goulart).
   Mas o que acontecia com essa nova rede era diferente do que acontecia com as outras.Diferente no que diz respeito ao comportamento do governo. A Rede Globo não era censurada na sua programação, levava ao ar tudo o que queria. "Coincidentemente" essa era a emissora que mais elogiava o governo e nunca noticiava nenhum dos escândalos envolvendo tortura e todos os outros episódios horríveis que todos nós conhecemos.
   Em 1969, a TV Globo se tornou uma emissora nacional, e isso era exatamente o que o governo militar queria. Nessa época, surgiu no país um sistema nacional de torres de televisão, e o governo ainda abriu linhas de crédito para qualquer pessoa comprar televisores sem juros. Essas medidas resultaram em um país unificado em frente a televisão.Dessa forma, se os militares controlassem a Globo, controlariam todo o Brasil.
  Uma vez em 1972 o presidente Medici chegou a dizer: "Fico feliz todas as noites quando assisto ao noticiário. Porque, no noticiário da Globo, o mundo está um caos, mas o Brasil está em paz".
  E essa não é a única suspeita que recai sobre Roberto Marinho. Por trás dos avanços de produção e programação da tão moderna Globo estava o grupo americano especialista em televisão Time-Life.O contrato previa que a Globo desse 30% do seu lucro em troca de dinheiro para investimentos e experiência.
  Quando essa ligação foi descoberta, virou um escândalo nacional. A lei proibia que grupos estrangeiros fossem sócios de empresas de comunicação.Uma CPI foi instaurada para investigar o caso, mas não deu em nada. A Time-Life desistiu do contrato, quando ele deixou de ser lucrativo, o que aconteceu em 1969.
   
  Influência positiva na vida dos brasileiros
  Você sabe porque o brasileiro tem costumes mais modernos do que os nossos vizinhos da América Latina? Porque as nossas novelas são mais realísticas do que as deles.Ou melhor, nossas novelas não, as novelas da Globo, porque é essa a influência positiva que ela exerce sobre nós.
  A atual novela das oito por exemplo "A Favorita".Trata de assuntos polêmicos como o homem que bate na esposa, a adolescente que engravida, a mulher que trai o marido e etc., enquanto os dramalhões mexicanos tratam da velha história da moça virgem que tinha um pai carrancudo e fora enganada por um homem.
  Os próprios executivos da Globo admitem que ela errou no passado, mas que hoje ela é uma dos principais fatores modernizantes do país.
                                                                     
Muito além do cidadão Kane
   Roberto Marinho
Se depois de ler tudo isso, você gosto mais da parte em que a Globo foi criticada, vale a pena ver "Muito além do cidadão Kane".É um documentário televisivo britânico de Simon Hartog produzido em 1993 para o Canal 4 do Reino Unido, a BBC. A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, poder e suas relações políticas. O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criada em 1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como o fez Kane.
   E o melhor, dá pra assistir pela internet.O link é esse aqui:
   O documentário tem 1h e meia(mesmo assim vale a pena).
                                                             
Fontes
Muito do conteúdo dessa postagem foi extraído da matéria da Superinteressante de 2005, edição 214.Veja a matéria na integra:

3 comentários:

Urubu Rey disse...

Daaaaaaale Adalthon

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Blog do Escudeiro disse...

Tentar descobrir algo de positivo na Rede Globo é realmente um desafio. Na verdade, quando vc assiste a um programa da Rede Globo, vc tem que stressar a sua inteligência em todos os níveis para tentar entender qual é a verdadeira mensagem que ela está tentando vender. Este último caso do sequestro de Santo André foi nojento. No Bom Dia Brasil havia um psicólogo afirmando que crianças deveriam estar a par deste assunto e que os pais deveriam conversar abertamente sobre o assunto com crianças!!! TOTAL ABSURDO para qualquer especialista no assunto. Crianças tem que estar brincando, vendo desenho, jogando bola, SENDO CRIANÇA e não assistindo jornal e vendo sequestro na Televisão! Isso é o fim da picada! Graças a Deus minhas crianças estão blindadas deste mal que se chama Rede Globo e a televisão em geral!

 


Templates Novo Blogger 2008